Tipos de Câncer GIST e o melhor tratamento

GIST (sigla em inglês para Gastro Intestinal Stromal Tumor) é um tumor raro do trato gastrointestinal.

A maior parte dos outros tumores gastrointestinais (adenocarcinoma de estômago ou de cólon, por exemplo) se iniciam na parte de dentro dos órgãos, a qual é chamada de camada mucosa. Já o GIST nasce na parede dos órgãos, onde moram as células de Cajal, presentes na parede dos órgãos do trato gastrointestinal.

O GIST pode se originar em qualquer órgão do trato gastrointestinal, porém em 50 a 60% dos casos é proveniente do estômago, 20% a 30% do intestino delgado, 10% do intestino grosso (cólon), 5% do esôfago e 5% de outros locais da cavidade abdominal.

Os GISTs tendem a ser tumores frágeis, que sangram com facilidade, dependendo de sua localização e da rapidez de crescimento. É mais comum entre pessoas de 50 a 60 anos de idade, sendo extremamente raro em pacientes até os 20 anos.

O tratamento para GIST primário é a ressecção cirúrgica, sempre que possível. O objetivo do cirurgião é remover todo o tumor sem rompê-lo. Pode ser feita por via minimamente invasiva ou aberta, dependendo do tamanho e localização da lesão. Por vezes é necessária a remoção de partes de órgãos adjacentes se o tumor aderir a eles.
Durante a operação, o cirurgião deve observar cuidadosamente todo o abdome para a presença de tumor espalhado para outros locais.

Em alguns pacientes com GIST primário, o tumor pode ser grande demais para ser removido ou pode exigir ressecção extensa de outros órgãos. Nesse cenário, algumas medicações podem ser administradas por alguns meses para reduzir o tumor e tornar possível a cirurgia ou reduzir a extensão da operação.